
Cresce a clientela masculina em salões e clínicas de beleza.
A pesada carga de estudos da faculdade de medicina não afasta o estudante Sávio Porto, 27 anos, de uma rígida rotina de exercícios físicos e de cuidados com o rosto usando produtos específicos para seu tipo de pele. Uma vez por semana, Sávio faz esfoliação e limpeza e aplica máscara na pele. "Você percebe o assédio das mulheres e pensa: 'Sou bonito'. Por que não me cuidar?", diz. O empresário Alexandre Gelli, 22, tem nos cuidados com o cabelo sua grande preocupação. "Não meço esforços nem controlo gastos. Só corto num bom salão e invisto em cremes. Um visual bem-cuidado passa credibilidade. Ninguém fala de negócios com um molambo", comenta. Sem dúvida, os homens estão mais vaidosos e sem medo de assumir sua vaidade. Hoje eles dividem espaço em salões de beleza, clínicas de estética e consultórios dermatológicos com as mulheres.
"As mulheres sempre foram muito vaidosas, e os homens não. Agora, eles estão correndo atrás. Seja para conquistá-las, seja por concorrência no trabalho", diz a dermatologista Paula Bellotti. Os homens atualmente correspondem a 30% de sua clientela. "É impressionante o crescimento que ocorreu nos últimos anos", afirma. Ivani Pimenta, dona do salão de beleza Crystal Care, viu o movimento masculino aumentar tanto nos últimos três anos – hoje corresponde a 20% do faturamento – que há um ano abriu um espaço exclusivo para os homens dentro do salão. "Assim, eles fazem barba, tratam da pele, cortam o cabelo e fazem podologia mais à vontade", comenta Ivani. O advogado Eugênio Raja Gabaglia, 53 anos, trocou o antigo barbeiro pela sala masculina do Crystal. Ali, fazer a barba leva 45 minutos, mas o processo inclui esfoliação, hidratação e tonificação da pele do rosto. Sai caro – 55 reais, o dobro do preço médio cobrado nas barbearias comuns. "É uma forma de estar bem comigo e de mostrar carinho e consideração à minha mulher, de ficar bonito para ela", diz Eugênio
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