
Imagina só que maravilha ser dona de um salão de beleza, dominar todas as novidades da área e ainda ganhar bastante dinheiro com isso? Saiba como fazer uma franquia de um salão de beleza.
Beleza é fundamental. Melhor ainda é ficar bonita e com dinheiro no bolso. Apresentamos agora uma opção para você estar sempre com o visual produzidérrimo e, ainda por cima, faturar muito: franquias de salão de cabeleireiros. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este tipo de negócio deve ter um crescimento de 40% até 2003. O mais interessante é que o franchising é um sistema de parceria empresarial no qual uma empresa franqueadora vende o seu conhecimento, o "know-how" de operação que já foi previamente testado e comprovadamente rentável. E um detalhe: não há quem não corte os cabelos, portanto, o lucro é certo.
A rede Werner Coiffeur, presente no mercado há mais de 15 anos, é uma opção. Assegurando suporte técnico ao franqueado desde o início, eles procuram inovar constantemente na relação com as pessoas que querem abrir uma filial do salão, através de um comprometimento efetivo, desde a fase de implantação até a conclusão. "O crescimento de nossa rede e a estabilidade de nossos franqueados é um forte indicador de que todos esses cuidados são indispensáveis", afirma Ricardo Mendes, do departamento de marketing. A franquia oferece ainda um excelente retorno, um público alvo selecionado e uma constante atualização dos serviços prestados. Mas é claro que a rede é extremamente exigente com seus franqueados, exigindo que todos os funcionários da loja trabalhem com um uniforme padrão da empresa. A taxa de franquia é de R$ 20 mil e o franqueado tem que pagar 4% do faturamento bruto referente aos royalties (valor pago durante a vigência do contrato para remunerar a tecnologia e os serviços que o franqueador continua a prestar) e 1% como taxa de marketing. "Vale a pena porque nós não temos que nos preocupar com tantas coisas, eles cuidam de tudo e nós focamos nossa atenção exclusivamente nos clientes e no bom atendimento", declara Soeli Moraes, dona de um salão da marca em Ipanema. Para uma loja com 100 m2, a projeção é de que o gasto fique em torno de R$ 100 mil, afinal de contas, são espelhos, cadeiras, a loja tem que ter água quente e fria, além de uma computador para o controle administrativo. Com a loja pronta, a Werner faz a montagem da equipe inicial contando com um grupo de instrutores técnicos que preparam equipes de maneira completa, do franqueado ao cabeleireiro e outras funções de base como gerentes, garçons, caixas, copeiro, etc.
O salão Ray e Eliane Cabebeireiros foi criado em 1989, em São Paulo e hoje é considerado um dos salões com maior movimento da cidade, devido ao preço e à qualidade dos seus profissionais. Agora estão lançando sua franquia para todo o Brasil. A Ray e Eliane pode ser considerada uma franquia de terceira geração porque possui uma loja piloto onde desenvolve novas tecnologias, testa na prática novos produtos e serviços, aperfeiçoa seu sistema de planejamento, implantação, operação e administração, para depois transferir o conhecimento para seus franqueados. A orientação para o franqueado é total e vai desde o ponto onde será montado o salão, até o fornecimento de manuais de orientação. A taxa de franquia é de R$ 20 mil, mais 7% de royalties ou em valor estipulado em contrato e 3% para promoções e propagandas. O investimento inicial gira em torno de R$ 50 mil e o retorno vem, normalmente, em um ano. Dependendo do tipo da loja, o faturamento mensal pode chegar até R$ 100 mil. As exigências do franqueador não são muitas e nada pesadas: as lojas têm que ter, no mínimo 35 m2, o franqueado tem que ser pessoa física e deverá ter as seguintes características: idoneidade, liderança e capacidade gerencial, dinheiro suficiente para o investimento inicial e dedicação integral de pelo menos um dos sócios. O número mínimo para o funcionamento são três funcionários: um cabeleireiro, um auxiliar e uma recepcionista e o treinamento dura, no mínimo, um mês e é feito no salão matriz.
Beleza é fundamental. Melhor ainda é ficar bonita e com dinheiro no bolso. Apresentamos agora uma opção para você estar sempre com o visual produzidérrimo e, ainda por cima, faturar muito: franquias de salão de cabeleireiros. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), este tipo de negócio deve ter um crescimento de 40% até 2003. O mais interessante é que o franchising é um sistema de parceria empresarial no qual uma empresa franqueadora vende o seu conhecimento, o "know-how" de operação que já foi previamente testado e comprovadamente rentável. E um detalhe: não há quem não corte os cabelos, portanto, o lucro é certo.
A rede Werner Coiffeur, presente no mercado há mais de 15 anos, é uma opção. Assegurando suporte técnico ao franqueado desde o início, eles procuram inovar constantemente na relação com as pessoas que querem abrir uma filial do salão, através de um comprometimento efetivo, desde a fase de implantação até a conclusão. "O crescimento de nossa rede e a estabilidade de nossos franqueados é um forte indicador de que todos esses cuidados são indispensáveis", afirma Ricardo Mendes, do departamento de marketing. A franquia oferece ainda um excelente retorno, um público alvo selecionado e uma constante atualização dos serviços prestados. Mas é claro que a rede é extremamente exigente com seus franqueados, exigindo que todos os funcionários da loja trabalhem com um uniforme padrão da empresa. A taxa de franquia é de R$ 20 mil e o franqueado tem que pagar 4% do faturamento bruto referente aos royalties (valor pago durante a vigência do contrato para remunerar a tecnologia e os serviços que o franqueador continua a prestar) e 1% como taxa de marketing. "Vale a pena porque nós não temos que nos preocupar com tantas coisas, eles cuidam de tudo e nós focamos nossa atenção exclusivamente nos clientes e no bom atendimento", declara Soeli Moraes, dona de um salão da marca em Ipanema. Para uma loja com 100 m2, a projeção é de que o gasto fique em torno de R$ 100 mil, afinal de contas, são espelhos, cadeiras, a loja tem que ter água quente e fria, além de uma computador para o controle administrativo. Com a loja pronta, a Werner faz a montagem da equipe inicial contando com um grupo de instrutores técnicos que preparam equipes de maneira completa, do franqueado ao cabeleireiro e outras funções de base como gerentes, garçons, caixas, copeiro, etc.
O salão Ray e Eliane Cabebeireiros foi criado em 1989, em São Paulo e hoje é considerado um dos salões com maior movimento da cidade, devido ao preço e à qualidade dos seus profissionais. Agora estão lançando sua franquia para todo o Brasil. A Ray e Eliane pode ser considerada uma franquia de terceira geração porque possui uma loja piloto onde desenvolve novas tecnologias, testa na prática novos produtos e serviços, aperfeiçoa seu sistema de planejamento, implantação, operação e administração, para depois transferir o conhecimento para seus franqueados. A orientação para o franqueado é total e vai desde o ponto onde será montado o salão, até o fornecimento de manuais de orientação. A taxa de franquia é de R$ 20 mil, mais 7% de royalties ou em valor estipulado em contrato e 3% para promoções e propagandas. O investimento inicial gira em torno de R$ 50 mil e o retorno vem, normalmente, em um ano. Dependendo do tipo da loja, o faturamento mensal pode chegar até R$ 100 mil. As exigências do franqueador não são muitas e nada pesadas: as lojas têm que ter, no mínimo 35 m2, o franqueado tem que ser pessoa física e deverá ter as seguintes características: idoneidade, liderança e capacidade gerencial, dinheiro suficiente para o investimento inicial e dedicação integral de pelo menos um dos sócios. O número mínimo para o funcionamento são três funcionários: um cabeleireiro, um auxiliar e uma recepcionista e o treinamento dura, no mínimo, um mês e é feito no salão matriz.
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