
A temporada na praia foi boa, mas agora é hora de cuidar da pele
Sabe aquela cor dourada que enfeita a nossa pele depois de uma temporada na praia? Se você conseguiu conquistá-la, aproveite bem porque é uma das únicas coisas boas que o sol oferece à pele. No verão, temperaturas altas, sal e cloro – além do próprio sol sem proteção adequada – só prejudicam a sua beleza. Mas, como fugir do astro-rei está fora de questão, a solução é, passada a sessão areia, buscar ajuda profissional. As especialistas Ligia Kogos e Mônica Linhares mostram tudo o que a dermatologia pode fazer para reverter os danos.
O que acontece com a pele depois de uma temporada na praia?
O verão foi esplêndido, você se divertiu a valer, pegou aquele bronzeado dos seus sonhos. Mas agora, de volta à vida normal, olhando para a pele ressecada, sem brilho, áspera, se assusta. Pois é, amiga, e os efeitos são piores e muito mais profundos do que a gente pensa. “Imaginem uma nave espacial microscópica viajando através do organismo humano, passando em meio às células, aos vasos mais delicados”, diz a dermatologista Ligia Kogos. “Se isso fosse possível, poderíamos conferir o que aconteceu por dentro: as fibras colágenas se desorganizaram com o sol, perdendo a capacidade de armazenar água. As fibras elásticas se embaraçaram e parte delas sumiu (por isso é que sua pele está seca e sem elasticidade). Se a nave penetrasse mais fundo nas células, veríamos o DNA, aquele mesmo, o famoso, que parece duas espirais entrelaçadas, com alguns pedacinhos danificados! Isso é a causa de manchas ásperas, verruguinhas e pintas esquisitas”, explica. Para entender ainda melhor os danos, você precisa conhecer o funcionamento do maior órgão do nosso corpo, a pele.
• A epiderme, camada superior da pele, se subdivide em duas outras camadas, a córnea e a basal. A primeira delas, formada por células mortas, sofre descamação constante. Já na basal, novas células estão sempre se formando. A troca completa de ambas leva, na juventude, 28 dias.
Veja a continuação da matéria em nosso site:
http://www.guiadesaloes.com.br/novo/noticias_detalhes.php?id=386
Nenhum comentário:
Postar um comentário