quinta-feira, 25 de março de 2010

Saltos altos: lindos e perigosos


Aliados da beleza feminina, eles devem ser usados com cautela

Que o salto alto deixa a mulher deslumbrante e poderosa ninguém contesta. Mas antes de calçar aquele lindo scarpin com salto de 10cm saiba que passar o tempo inteiro nas alturas pode trazer prejuízos à saúde – como tendinite, dor na coluna e calos.

Isso não significa, claro, aposentar esse símbolo de poder feminino e viver de chinelos. Fundamental mesmo é aprender a usar o salto a favor não só da aparência como também do bem-estar.

No andar de cima

Ao caminhar com um calçado baixo, o peso do corpo é distribuído em várias partes do pé. Com o sapato de salto, isso não acontece: como o contato com o solo fica reduzido, o peso passa a se concentrar lá nos dedos. “O resultado é uma sobrecarga que pode comprometer a coluna e as articulações dos joelhos”, conta Gustavo Velloso, ortopedista da Universidade de Brasília (UnB).

Quem não desce do salto também tende a permanecer com os músculos posteriores da perna bastante estirados, o que pode provocar problemas no famoso tendão de Aquiles (aquele que liga a panturrilha ao calcanhar). “É provável que apresente sinais de fadiga, irritação ou inflamação”, avisa o médico.

Veja a continuação da matéria em nosso site:
http://www.guiadesaloes.com.br/novo/noticias_detalhes.php?id=418

Nenhum comentário:

Postar um comentário