quinta-feira, 24 de junho de 2010

Manter a saúde bucal é essencial durante a gravidez

No período em que as atenções são todas voltadas para o bebê, descuidar do acompanhamento odontológico pode ser um erro grave.

Desde os primeiros dias de gravidez a mulher já está preocupada com todos os cuidados que deverá ter com o novo membro da família e aguarda ansiosamente pelo nascimento do filho. Com toda a dedicação voltada ao bebê, é comum que se esqueça de cuidar corretamente dos dentes, mas é preciso manter-se atenta: as típicas alterações hormonais deste período também afetam a saúde bucal da gestante.

Tem quem diga que “a cada gravidez se perde um dente”. Para a odontopediatra e consultora da Associação Brasileira de Odontologia Silvia Chedid, é possível – e necessário – prevenir-se para que o dito popular não venha a calhar. “No período de gestação ocorrem alterações que podem causar problemas gengivais, por isso é preciso seguir uma orientação adequada desde o início, para não ter a saúde bucal prejudicada”, afirma.

Segundo ela, a gengiva acaba se tornando uma grande vítima neste período. Na gravidez, além de algumas mulheres terem dificuldades para enfrentar alguns sabores, pela ocorrência de alterações salivares que interferem no paladar, alguns problemas gengivais podem ocorrer pelo aumento da sensibilidade na área: “Por esta razão a higiene muitas vezes é deixada em segundo plano, já que a escovação machuca, a sujeira então acaba acumulando e a probabilidade de surgirem problemas odontológicos aumenta”.

Veja a continuação da matéria em nosso site:
www.guiadesaloes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário