quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A melhor amiga da cutícula


Ela é assim, ó, com a cutícula. Mas mesmo tendo esse apoio todo em tempo integral, não é raro vê-la fraca e quebradiça. Só que manter a unha firme e forte pode ser mais fácil do que ficar apenas se lamentando.

Vamos lá: vida de mulher não é fácil. É trabalho, ginástica, filhos, marido, cachorro, periquito e papagaio – sem contar ter que fazer o supermercado para sustentar esse povo. Só mesmo com muita garra (claro que feitas). No entanto, não é raro algumas mulheres fraquejarem nessa hora. Isso mesmo, unhas fracas, ironicamente, são mais comuns nas mulheres do que nos homens. Mas apesar de ser mais um problema para administrar, a solução pode ser mais simples do que apenas reclamar.

A fragilidade das unhas pode ter diversas causas, como anemia, deficiências vitamínicas, uso de alguns medicamentos (quimioterápicos e imunossupressores), disfunção da tireóide e menopausa. Problemas "in loco" principalmente a presença de fungos e traumatismo crônicos (pessoas que roem muito a unha ou ficam cutucando sem parar) também minam a resistência da melhor amiga da cutícula.

O tratamento vai depender, obviamente, do que anda acometendo as pobrezinhas. "Costumo receitar esmalte terapêutico transparente que tem formaldeído na fórmula, que pode ser usado como base antes do esmalte comum. E também um remédio com vitamina D e ácido retinóico. Em alguns casos, depois de uma avaliação prévia para evitar uma hipervitaminose, receito também suplemento vitamínico A e D. Se for micose, medicamentos orais também são importantes", revela a dermatologista Paula Dadalti.



Veja a continuação da matéria em nosso site:
http://www.guiadesaloes.com.br/novo/noticias_detalhes.php?id=391

Nenhum comentário:

Postar um comentário